sábado, 7 de novembro de 2009

Um quadro da cidade

Eu quis fazer algo de especial
em comemoração aos 254 anos da velha Ponte Nova... 
Algo para ficar... 
Para ser lembrado.
 De muito especial... 
 Refleti durante um longo tempo,
Ate  que eu cheguei à conclusão, 
Que eu iria pintar um quadro territorial! 
Bem , 
Primeiramente,
 pintei as suas calçadas amplas, 
 com cores tristes... 
Fiz as mil e uma pedras onde trafegam carros e carroças simples... 
Depois peguei as cores mais floridas 
E pintei as casas pobres uma bem ao lado da outra, 
Como  se fossem uma maria-fumaça de partida...
Reproduzi as expressões dos habitantes de lá, 
 o seu estilo de vida... 
Pintei com um pincel marrom e fino, 
 a igreja mais bela, que toca
 Toca o sino, 
Toda vez que na cidadezinha, 
 o sol descobre a solidão de sua pacata escuridão... 
Fiz as árvores tortas com folhas e flores Brasileiras, 
 e multicoloridas…
 Pintei a pracinha dos namorados 
Com um céu azul 
e bem claro,
 a iluminar o amor, 
O mais puro e verdadeiro amor dos pombinhos apaixonados... Pintei um menino na pracinha tocando violão para uma moreninha, 
Que logo depois, 
caiu como noite
Em seus braços fatigados... 
fiz um rio comprido que divide a favela dos paralelepípedos, 
E da cidade de Ponte Nova, 
Seus mais famosos prostíbulos... 
E para finalizar, 
Com tinta preta, 
Em baixo do quadro escrevi, 
A data, 
Meu  nome 
E o nome da cidadezinha, 
Que eu pintei com tanto carinho, 
Que eu pintei com tanto prazer!

Nenhum comentário: